Perda do olfato e paladar, queda de cabelo e até as chamadas "unhas da Covid" são consequências – não para todos – já conhecidas de quem contraiu Covid-19. Com a suspeita de pesquisadores que haveria um motivo para as respostas inflamatórias excessivas da doença, um estudo foi desenvolvido por pesquisadores do Freiburg University Medical Center e do Cluster of Excellence CIBSS.

O resultado apontou que uma resposta inflamatória severa está ligada à diferentes células imunológicas e pode se desenvolver no cérebro de pacientes com o vírus.

De acordo com a pesquisa, publicada no jornal acadêmico Immunity, foram detectados, por meio de um novo método de medição, a citometria de massa de imagem, diferentes tipos de células no cérebro – incluindo as infectadas pelo vírus. Sua diferente interação chamou atenção já que, segundo os especialistas, nunca foi vista antes.

"Embora já houvesse evidências de envolvimento do sistema nervoso central na Covid-19, a extensão da inflamação no cérebro nos surpreendeu", disse um dos autores principais Henrike Salié.  "Em particular, os muitos nódulos microgliais que detectamos geralmente não podem ser encontrados no cérebro saudável", acrescentou outro pesquisador, Dr. Marius Schwabenland. 



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid