Quem trabalha com fisioterapia em hospitais tem que saber efetuar o diagnóstico terapêutico, além de interpretar exames e laudos complementares. O fisioterapeuta consegue assim verificar as chamadas alterações cinético-funcionais, que se debruça sobre o sistema musculoesquelético. Esse sistema é composto por ossos, músculos, tendões, ligamentos, nervos e cartilagens. A partir dos testes, o especialista é capaz de desenvolver as técnicas adequadas de tratamento fisioterapêutico. Portanto, saber aplicar eletro-termo-foto-mecanoterapia como coadjuvantes em vários estágios é indispensável.

Em determinadas situações, ele pode ordenar os procedimentos específicos, averiguando a quantidade de sessões e o tipo de conduta a ser seguida. Cabe ainda ao fisioterapeuta hospitalar observar a evolução de cada paciente e mudar a abordagem quando preciso. A alta fisioterapêutica só deve ser indicada pelo próprio profissional da área. Isso vale também para emissão de pareceres, atestados, relatórios e laudas relativas à fisioterapia. Por ser parte da equipe de saúde, esse especialista tem que debater casos clínicos e outros temas de interesse do hospital.

Quando um paciente grave de Covid-19 consegue sair da UTI, é preciso dar continuidade ao tratamento em apartamentos ou enfermarias até que ele esteja pronto para ter alta e possa se recuperar em casa.

A dificuldade de dar alta ao paciente assim que ele sai da UTI se deve ao processo de enfraquecimento muscular que ocorre durante esse período, decorrente da falta de mobilidade e da alimentação estritamente controlada.

É sabido que um paciente crítico pode perder entre 17% e 30% da massa muscular nos 10 primeiros dias de uma internação sob cuidados intensivos. Nos casos mais graves de Covid-19, a permanência na UTI pode durar de duas a três semanas (ou mais).

Para auxiliar na recuperação desses pacientes ainda no hospital, o fisioterapeuta pode recorrer a exercícios com pesos para fortalecer a musculatura respiratória e periférica (braços e pernas).

NÃO ESQUEÇA: O trabalho da Fisioterapia é atuar diretamente na reabilitação do indivíduo para a retomada de sua rotina, por isso é importante que as atividades aeróbicas neste tipo de paciente já comecem dentro da UTI, com ele ainda entubado.

Se você tem interesse na Fisioterapia Hospitalar e quer saber mais sobre a COVID-10 e a fisioterapia, posso te ajudar.  Por isso, juntei dois ebooks que são bem avaliados por estudantes e profissionais para facilitar o estudo nesses assuntos tão solicitados: fisioterapia hospitalar completa e fisioterapia no covid-19. Clique aqui e saiba mais



Espero que tenha gostado da nossa abordagem.
Entre no grupo de Whatsapp sobre Fisioterapia no Covid
Ebook Grátis: Ventilação Mecânica no DPOC e COVID 19.
Ebook Grátis: Fisioterapia Respiratória no Covid